Ministério da Fazenda

Serviço de Emulação 3270 via Web Browser – HOD

Manual do usuário - HOD público


1. Introdução

Este guia apresenta os pré-requisitos e procedimentos necessários para o uso do HOD Público

HOD (Host On Demand) é um serviço de emulação 3270 via web browser, com recursos de criptografia forte de 128 bits e controle de acesso integrado ao Sistema de Controle de Acesso (Senha Rede).

A solução foi implementada com o produto Host On Demand da IBM, conhecido pela sigla HOD, cujo processamento está centralizado num servidor de grande porte OS/390 (mainframe).

Dentre as principais características do serviço HOD, podemos citar:


2. Pré-requisitos

Para utilizar o HOD é necessário:

Em caso de dúvida sobre os itens aqui descritos, entre em contato com o suporte de rede local.


2.1. Sistemas Operacionais Compatíveis

Os seguintes sistemas operacionais se mostraram compatíveis com o HOD:

Observação: A lista completa de sistemas operacionais esta publicada em:

http://www-01.ibm.com/support/docview.wss?uid=swg27018969#2

2.2. Navegadores Compatíveis

Os seguintes navegadores (browsers) se mostraram compatíveis com o HOD:

Observação: O navegador Google Chrome de 32 bits se mostrou compatível, porém não é homologado pela IBM.


2.3. Máquina Virtual Java

As seguintes máquinas virtuais java são compatíveis com o HOD:

Importante: o "plugin" Java do navegador deve estar obrigatoriamente ativo.


2.4. Regras de Firewall

Caso não exista nenhum Firewall configurado na rede, desconsiderar as recomendações a seguir.

Para permitir o acesso ao HOD, será necessário liberar as seguintes portas:

- 80 HTTP

- 443 HTTPS

- 8999 Administrador HOD

- 23000 Telnet Seguro - Terminal 3270


3. Acessando o HOD

Para acessar o HOD Público basta digitar o endereço http://acesso.serpro.gov.br no seu navegador. A tela se seguir será apresentada :



Observação: Existe a possibilidade de se criar um atalho na área de trabalho para facilitar os acessos futuros ao HOD. Em caso de dúvida sobre os procedimento necessários, contate o suporte de rede local.

Após clicar no link "Acesso ao HOD" será necessário informar as suas credencias do Senha Rede e clicar no botão "Avançar":



Primeiro Acesso:

Após a autenticação no Senha Rede, se este for o primeiro acesso ao HOD na estação, será necessário aceitar o download das applets Java fornecidos pela IBM. Os passos serão descritos à seguir.

Importante: caso o seu navegador esteja com o bloqueio de pop-ups habilitado, será necessário adicionar uma exceção ao endereço serpro.gov.br. Se este procedimento não for realizado não será possível acessar o HOD. Em caso de dúvida contate o suporte de rede local.

Por questões de segurança, é necessário, antes de iniciar o download das applets do HOD, confiar no fornecedor IBM. Conforme tela a seguir, mantenha a opção 'Always trust content from this publisher ' habilitada e clique no botão "Run":



A seguir será apresentada a tela solicitando o download das applets Java. Clique no botão "OK":



Após clicar no botão "OK" será necessário aguardar o término do processo de download:



Ao término do processo de download, será apresentada a tela de sessões do HOD:



Em seguida a sessão ativa "Terminal 3270" será apresentada:



Observação: O netname do terminal está informado na barra de endereço do browser: Terminal 3270 - A - netname do terminal (AWVxxxxx).


4. Utilizando o HOD


4.1. Tela de sessões

A primeira tela apresentada, após a autenticação, será a "Tela de Sessões", que permite gerenciar as sessões no HOD.

Por padrão existem 4 sessões pré-configuradas:

Observação: Podem ser criadas novas sessões conforme necessidade (relatórios customizados).


No canto direito da janela são informadas as sessões já iniciadas (ativas). Caso não tenha sido realizada nenhuma customização no HOD, apenas a sessão Terminal 3270 será automaticamente iniciada. Conforme ilustrado na tela a seguir:




4.2. Sessão de Terminal

É a sessão que emula o Terminal 3270. Por definição esta sessão sempre será iniciada automaticamente após a autenticação:




4.2.1. Impressão de Telas

A impressão de uma cópia de tela pode ser feita para impressoras instaladas no desktop ou em rede.

Para imprimir uma cópia da tela, clique no botão Imprimir Tela:



Ou navegue pelo menu Arquivo -> Impressão de Tela:



Ou, ainda, utilize as teclas de atalho "CTRL + P".


4.2.2. Impressão de Múltiplas Telas

Existem duas ferramentas (applets) que permitem a impressão de múltiplas telas, são elas:

  1. 'Coleta de Telas de Impressão' do menu 'Arquivo', que será denominada neste manual de Impressão de Múltiplas Telas IBM;

  2. Penúltimo Ícone, a partir da esquerda, localizado na barra de ferramentas, que será chamada de Impressão de Múltiplas Telas SERPRO.



Importante: As duas ferramentas são distintas, sendo que cada uma possui a sua particularidade, que será apresentada a seguir.


4.2.2.1. Impressão de Múltiplas Telas IBM

Acessível no menu Arquivo -> Coleta de Telas de Impressão:



Permite armazenar e escolher telas para posterior impressão. Por padrão imprime apenas uma tela por página. Porém existe a opção de se imprimir duas telas por página, para tanto basta seguir os dois passos a abaixo:

1º. Desabilitar a opção "Utilizar modo de impressão Java":

Navegue pelo menu Arquivo -> "Configuração da Impressão de Tela":



Na tela "Configuração da Impressão de Tela" selecione a opção "Não" para o campo "Utilizar modo de impressão Java" e clique no botão "OK":



2º. Alterar a Configuração da Página:

Navegue pelo menu Arquivo -> "Configuração da Página":



Na tela "Configuração da Página" altere o campo "Máximo de linhas por Página" para 48 e clique no botão "OK":



Observação: A tela padrão 3270 possui 24 linhas por 80 colunas. Informando o valor 48, assegura-se que 2 (duas) telas serão impressas por página.


4.2.2.1.1. Coletando telas

Para coletar as telas que serão impressas, navegue pelo menu Arquivo -> Coleta de Telas de Impressão e clique na opção "Coletar Tela". A tela atual será armazenada para posterior utilização. Execute este procedimento em todas as telas que serão impressas:




4.2.2.1.2. Processando a coleta

Após coletar todas as telas que serão impressas, navegue pelo menu Arquivo -> Coleta de Telas de Impressão e clique na opção "Processar Coleta":


Será mostrada a seguinte janela com todas as telas coletadas:



Para visualizar uma tela em particular, clique com o mouse na miniatura da tela desejada :



O usuário devera selecionar quais telas serão impressas. A seleção pode ser tela a tela ou todas as telas capturadas.

Para selecionar as telas individualmente, clique com o mouse na caixa de verificação da tela desejada:



Para selecionar todas as telas, clique no botão "Selecionar Todos".

Para imprimir as telas coletadas e selecionadas, clique no botão "Imprimir e Manter Selecionados". As telas serão enviadas para a impressora configurada na estação de trabalho do usuário:



Para excluir as telas já processadas, clique no botão "Excluir Selecionadas":



Após concluir a impressão, clique no botão "OK".


4.2.2.2. Impressão de Múltiplas Telas SERPRO

Assim como a impressão de Múltiplas Telas da IBM, também permite a coleta de telas para posterior impressão, porém de forma mais simples. Por padrão serão sempre impressas duas telas por página.

Para acessar: clicar no penúltimo ícone, a partir da esquerda, localizado na barra de ferramentas:



Caso seja o primeiro acesso à função, será necessário passar a confiar na applet :



Selecione a opção "Always trust content from this publisher" e clique no botão "Run":



Será apresentada a tela abaixo com as seguintes opções :

Capture : Armazena em memória a tela atual;

Print : Imprime o conjunto de telas previamente armazenadas;

Clear List : Exclui da memória as telas previamente armazenadas;

Close : Fecha a tela.



As telas capturadas são listadas na tela "HOD - Print Screens" :



Observação: não é possível gerenciar telas individualmente como visto na Impressão de múltiplas Telas da IBM.


4.2.3. ZipPrint

O ZipPrint fornece uma maneira fácil e automática de imprimir o resultado de uma consulta exibido em uma sessão de terminal 3270. Com alguns cliques do mouse você pode imprimir todo o conteúdo de uma ou várias telas.

O ZipPrint funciona através da paginação rápida por todas as telas de resultado da consulta, capturando os dados a serem impressos a partir de cada tela e enviando-os para o destino de impressão configurado.


4.2.3.1. Configuração de Perfil

Para cada tipo de consulta, que deseja-se utilizar as facilidades do ZipPrint, o usuário deve configurar um perfil que espelhe as características da consulta. Um perfil é um conjunto de parâmetros que identificam de maneira inequívoca uma consulta.

A criação/configuração de um perfil é demonstrada a seguir.

Passo 1

- Executar uma consulta e posicionar na primeira tela de resultado :



Passo 2

Escolher Arquivo -> ZipPrint -> Personalizar Perfis :



Passo 3

Aparecera a seguinte janela sobre a tela de emulação de terminal para a criação do perfil.

Clique no botão "Novo..." :



Passo 4

Informe o nome do perfil que será criado e clique no botão "OK":



A janela com o novo perfil será mostrada :



Passo 5 - Identificação

Campo "Palavra-Chave": Digite a linha e coluna iniciais de uma cadeia de caracteres que aparece na mesma localização em cada tela de resultado da consulta. Em seguida, digite a cadeia de caracteres, utilizando os mesmos caracteres maiúsculos ou minúsculos como no original.



Passo 6 - Identificação

Cadeia Superior - Digite a linha e coluna iniciais de uma cadeia de caracteres que aparece na primeira tela de resultado da consulta. Em seguida, digite a cadeia de caracteres, utilizando os mesmos caracteres maiúsculos ou minúsculos como no original.



Passo 7 - Identificação

Cadeia Inferior - Digite a linha e coluna iniciais de uma cadeia de caracteres que aparece na última tela de resultado da consulta. Em seguida, digite a cadeia de caracteres, utilizando os mesmos caracteres maiúsculos ou minúsculos como no original.



Passo 8 - Intervalos de Impressão

Primeira Tela - Digite as coordenadas de linha e coluna do bloco de texto retangular que o ZipPrint deve imprimir a partir da primeira tela da consulta.



Passo 9 - Intervalos de Impressão

Telas Restantes - Digite as coordenadas de linha e coluna do bloco de texto que o ZipPrint deve imprimir a partir das telas restantes da consulta.



Passo 10 - Intervalos de Impressão

Incluir Cadeia Inferior - Selecione essa caixa de opções para que o ZipPrint imprima a linha na última página que contém a Cadeia Inferior, (se essa linha estiver dentro do intervalo de impressão das Telas Restante) ou limpe essa caixa de opções para que o ZipPrint imprima as linhas da última página até, mas não incluindo, a linha que contém a Cadeia Inferior (se essas linhas estiverem dentro do intervalo de impressão das Telas Restantes).



Passo 11 - Definições de Rolagem

Restaurar Posição da Tela após Impressão - Selecione esta caixa de opções para que o ZipPrint restaure a posição da tela original após concluir a impressão. Limpe esta caixa de opções para que o ZipPrint deixe o documento posicionado na última tela após a impressão.



Observação: Por padrão, as teclas de rolagem são: PF8 para avançar e PF7 para retornar.


4.2.3.2. Imprimindo o Resultado de Uma Consulta

Para imprimir o resultado de uma consulta, após a definição do perfil, pode-se optar por duas formas:

Escolhendo Imprimir a Partir do Aplicativo - Automático, o próprio HOD escolhera entre os perfis programados aquele cujas definições sejam idênticas aos apresentados na tela de resultado da consulta.



Escolhendo Imprimindo a Partir do Aplicativo - Selecionar Perfil, o usuário devera escolher dentre os perfis programados aquele que atende o resultado da consulta.



Selecione o perfil adequado e clique no botão "OK":



Caso o perfil selecionado não corresponda a consulta, a seguinte mensagem aparecera:



Clique no botão "OK" e selecione o perfil adequado para impressão da consulta.

Importante: Caso a mensagem acima se repita para a consulta desejada, será necessário revisar os campos informados (atentar para a posição inicial de cada palavra e verificar a sua formatação - caixa baixa / caixa alta).


4.2.4. Remapear funções do Teclado

Para facilitar a utilização de certos recursos no HOD, existe a possibilidade de se utilizar teclas de atalho (combinações de teclas que produzem uma certa ação).

Para visualizar ou remapear as funções do teclado, é necessário realizar os seguintes passos:

Passo 1 - Visualizar:

Clique no ícone "remapear funções do teclado", conforme figura abaixo:



Passo 2 - Visualizar:

Aparecerá a tela abaixo:



Navegue pelo campo "Categoria" para visualizar as demais teclas de atalho criadas:



Passo 3 - Remapear:

Selecione a função que você deseja redefinir e clique no botão "Atribuir uma ...". Depois digite qual tecla ou conjunto de teclas que será utilizado para executar a função que você selecionou.



Observação: Caso já existe uma tecla de atalho definida, esta não será excluída. A nova e a antiga tecla serão aceitas para uma mesma função.


4.3. Sessão de Impressão

O HOD apresenta sessões de impressão configuradas que deverão ser ativadas previamente ao comando de impressão.

Observação: Por definição as sessões de impressão não são iniciadas automaticamente.


4.3.1. Ativando a Sessão de Impressão

Para ativar uma sessão de impressora, selecione a impressora desejada nas sessões configuradas, clique sobre a mesma com o botão direito do mouse e marque Iniciar Sessão.



A impressora ativa aparecerá no lado direito da tela (Sessões Ativas). Somente poderá existir uma sessão de impressora ativa por vez.

É imprescindível que, no momento da solicitação de impressão de um relatório, exista pelo mesmo uma sessão de impressora ativa com status conectado.



Importante: A seguir será apresentada a janela da sessão de impressora que não pode ser fechada, mas apenas minimizada.

O netname da impressora é o mesmo do terminal ativo para cada usuário (vinculado ao CPF), trocando-se apenas a letra V por P na terceira posição. Por exemplo, se o netname de terminal começar com AWV o netname da impressora será iniciado por AWP.



Observação: o Netname de impressora deverá ser informado durante as impressões endereçadas.


4.3.2. Configurando uma nova Sessão de Impressão

Clique com o botão direito do mouse sobre a impressora padrão (Impressora 3270) e marque Copiar.



Clique com o botão direito do mouse sobre a nova impressora e clique em Propriedades.



Na ficha Conexão, campo Nome da Sessão, dê o nome da nova impressora, por exemplo SINCOR.



Abra a ficha Configuração de Página e configure as opções de impressão de acordo com o desejado. Ao terminar a configuração, clique em OK para gravar as alterações.



Explicando as opções:


5. Procedimentos para remoção do HOD

Caso seja necessário remover os arquivos baixados e instalados do HOD, seguir os passos a seguir.

Passo 1:

Abra o navegador e digite: http://acesso.serpro.gov.br/hod/HODRemove.html. A mensagem abaixo será apresentada. Clique no botão "OK":



Clique novamente no botão "OK":



Passo 2:

Excluir todos as applets do HOD que estão no cache do Java Plug-in. Será necessário abrir o "Java Control Panel":



Localize e selecione todos as applets que pertencem a URL http://acesso.serpro.gov.br:



Após selecionar todas as applets clique no botão vermelho em forma de X. Aguarde e exclusão dos arquivos e clique no botão Close.

Observação: A localização das teclas ou janelas pode variar um pouco conforme a versão da máquina Java instalada.

Passo 3:

O HOD salva as configurações da sessão de terminal e da(s) impressora(s) no diretório Home de cada usuário. Toda e qualquer alteração que o usuário realizar na configuração da sessão de terminal ou impressora(s) serão armazenadas neste diretório sob o nome cfg0.xx (terminal) e cfgn.xx (impressoras), onde o n é um numero seqüencial começando em 2 e xx é a extensão dos arquivos de configuração (cf e df). Quando uma nova instalação do HOD for realizada, prevalecerão as configurações das sessões existentes neste diretório.

Caso não seja necessário guardar as alterações que o usuário tenha feita nas configurações (cor, fonte, etc.), excluir os diretórios:

Windows Vista/Seven : X:\Users\nome_do_usuario\HODData.

Windows XP : X:\Documents and Settings\nome_do_usuario\HODData.

GNU/Linux : /home/HODData.


6. Impressão endereçada nos sistemas operacionais GNU/Linux

A seguir será demonstrada a solução para a impressão endereçada de relatórios nos sistemas operacionais Ubuntu e Fedora utilizando os seus respectivos gerenciadores de impressão:


1º Passo :

Possuir os respectivos gerenciadores de impressão instalados e corretamente configurados.

2º Passo - Criando o arquivo hodprint :

Para iniciar a configuração da impressão corporativa é necessário criar um arquivo chamado hodprint no diretório "/usr/bin". Este arquivo repassa os relatórios gerados ao gerenciador de impressão.

O conteúdo do arquivo hodprint, deve ser o seguinte:

#!/bin/bash

ger_imp $1

rm -f $1

Onde ger_impserá o gerenciador de impressão instalado (trocar por GTKLP ou Kprinter).

O arquivo gerado deverá ter atributo de executável para os usuários (executar o comando chmod 755 hodprint).

Observação: para criar o arquivo hodprint no diretório acima especificado será necessário possuir perfil de root.

3º Passo - Iniciando a sessão da Impressora 3270 :

Após acessar o HOD inicie a sessão da Impressora 3270.

Observação: caso tenha alguma dúvida de como iniciar a sessão revise o tópico "4.3.1. Ativando a Sessão de Impressão".

4º Passo - Configurando o caminho de impressão:

Na tela apresentada navegue pelo menu "Arquivo -> Configuração de impressora ...":



A tela a seguir será mostrada, clique no botão "Reconfigurar Todos":



Após clicar no botão "Reconfigurar todos" altere as configurações conforme a próxima figura:



O conteúdo do campo "Caminho e Nome do Arquivo" deverá ser:

/tmp/hodprint.* | hodprint $<

Clique no botão "OK".

Passo 5:

Realize o mesmo procedimento para todas as sessões de impressão 3270 que serão utilizadas.

Pronto, a partir deste momento os relatórios poderão ser impressos em impressoras corporativas e locais.


7. Tratamento de Mensagens de Erro e de Alerta

Este Capítulo apresenta um conjunto de mensagens de erros e alertas que poderão ocorrer durante o uso do HOD.

Para facilitar a identificação de uma ocorrência, as mensagens foram categorizadas em grupos, tais como estação de trabalho do usuário, servidor Web, grande porte etc.

Em todas as mensagens são apresentadas orientações sobre procedimentos a serem adotados pelos usuários, principalmente nos casos de regularização do acesso ou acionamento da equipe técnica.


7.1. Grupo 1 - HOD Estação de Trabalho

Ocorrência e Tratamento

Problema : Não é possível acessar o endereço do HOD.

Ação do Usuário: Contactar a equipe que presta o suporte de rede local e solicitar a validação dos passos descritos no item "2. Pré-requisitos"

Problema : Após autenticação (login / senha) a Janela do terminal não abre.

Ação do Usuário: Contactar a equipe que presta o suporte de rede local e solicitar a validação dos passos descritos no item "2. Pré-requisitos" (Bloqueio de Pop-ups do navegador e o correto funcionamento da máquina virtual instalada).

Problema: Impressão de telas ou Múltiplas Telas não imprime relatórios.

Ação do Usuário: Verificar se outros aplicativos instalados na estação apresentam o mesmo problema. Contactar a equipe que presta o suporte de rede local e solicitar auxílio na impressão dos relatórios.

Para sistemas operacionais Linux:

Verificar se os passos descritos no item "6. Impressão nos sistemas operacionais GNU/Linux" foram realizados.

Verificar se a versão da máquina virtual instalada é a JVM Sun 1.6.0_11 ou superior. Caso não, solicitar a atualização à equipe de rede local. Se não for possível atualizar, desabilite o "modo de impressão Java" conforme descrito no item "4.2.2.1, 1º Passo".

Problema: Impressora 3270 não imprime relatórios.

Ação do Usuário: Abrir o painel de controle do HOD e verificar se há sessão de impressora ativa (raio azul ao lado do nome da impressora em sessão ativa). Se não, ativar uma sessão de impressora (ver Item 4.3.1 deste manual).

Para sistemas operacionais Linux:

Verificar se os passos descritos no item "6. Impressão nos sistemas operacionais GNU/Linux" foram realizados.


7.2. Grupo 2 - HOD Autenticação

No caso do acesso por Código e Senha, a validação dos dados do usuário será feita pelo próprio Senha Rede que devolverá ao servlet um código de retorno, indicando o sucesso ou o insucesso da solicitação.

Código

Mensagem / Ação

2

Mensagem: Senha não confere.

Ação do Usuário: Informe corretamente sua senha

3

Mensagem: Código inválido ou usuário não cadastrado.

Ação do Usuário: Redigite seu código ou contate seu cadastrador.

4

Mensagem: Usuário bloqueado, inativo ou suspenso.

Ação do Usuário: Contate o seu cadastrador.

5

Mensagem: Usuário não habilitado na aplicação solicitada.

Ação do Usuário: Contate seu cadastrador.

6

Mensagem: Não foi possível validar os dados.

Ação do Usuário: Tente novamente. Caso o problema persista contate o seu cadastrador.

7

Mensagem: Problemas na recuperação do sistema.

Ação do Usuário: Forneça o nome correto do sistema. Em caso de dúvidas consulte o seu cadastrador.

8

Mensagem: Sistema inativo.

Ação do Usuário: Consulte o seu cadastrador.

18

Mensagem: Usuário revogado no sistema.

Ação do Usuário: Contate seu Cadastrador.

24

Mensagem: Sistema expirado.

Ação do Usuário: Consulte seu cadastrador.

25

Mensagem: Dia atual fora do período de utilização do sistema.

Ação do Usuário: Verifique os dias de disponibilidade do sistema.

26

Mensagem: Hora atual fora do horário de utilização do sistema.

Ação do Usuário: Verifique o horário de disponibilidade do sistema.


7.3. Grupo 3 - HOD CICS

HOD CICS é a parte da solução HOD composta por três CICS (Customer Information Control System) : DW (Descanso Web), VW (Validador) e RW (Contabilizador e Repositório). Sua finalidade é gerenciar e garantir a segurança no acesso ao ambiente mainframe do SERPRO. Para tal, trabalha em parceria com os CICS Senha-Rede e Roteadores de Aplicações.

Os acessos HOD que forem considerados anormais ou incorretos serão desviados para o CICS RW e os seus usuários receberão uma das telas abaixo:

Código

Mensagem / Ação

0

Mensagem: Favor encerrar o browser.

Esta mensagem é apenas orientadora de ação, não sendo erro.

1

Mensagem: Tempo limite para o estabelecimento de sessão esgotado.

Ação do Usuário: Encerrar o seu Navegador e tentar novo acesso. Caso o problema se repita : abrir um chamado na Central de Serviços do Serpro anexando cópia da tela de erro ou informe netname utilizado, horário do problema e código de erro 1.

2

Mensagem: Erro no HOD CICS ao tentar conexão com Senha Rede.

Ação do Usuário: Encerrar o seu Navegador e tentar novo acesso. Caso o problema se repita : abrir um chamado na Central de Serviços do Serpro anexando cópia da tela de erro ou informe netname utilizado, horário do problema e código de erro 2.

3

Mensagem: Acesso indevido, retorno inválido do Senha Rede ou Sessão Expirada. Encerrar o seu browser e refazer a conexão. Código=3.

Ação do Usuário: Encerrar o seu Navegador e tentar novo acesso. Caso o problema se repita : abrir um chamado na Central de Serviços do Serpro anexando cópia da tela de erro ou informe netname utilizado, horário do problema e código de erro 3.


7.4. Grupo 4 - HOD Ambiente 3270

As mensagens apresentadas pelo HOD Ambiente 3270 serão descritas pelo OIA, Operator Information Area, que é a área na parte inferior da tela de emulação (terminal ou impressora), destacada em vermelho, onde os indicadores de sessão e mensagens são mostrados.




A lista abaixo apresenta os campos de informação acompanhados de uma explicação.

Status da Unidade de Controle (Coluna 1)

M

uma conexão com servidor o Telnet foi estabelecida

Protocolo da Conexão (Coluna 2)

A

o protocolo é TCP/IP

Sistema Disponível (Coluna 3)

*

a sessão está conectada com um programa aplicativo (conexão LU-LU)

p

a sessão está conectada a um host, mas não a uma aplicação (conexão SSCP-LU)

?

a sessão não está conectada nem foi recebida nenhuma ligação

Segurança (Coluna 4)

Quando os dados da sessão estão sendo criptografados, aparece um sinal de + nessa coluna.

Nome Abreviado da Sessão (Coluna 7)

Um caractere simples (a-z) identifica a sessão do host.

Entrada Interditada (Coluna 9-17)

X [ ] ou X

É necessário tempo para o sistema host executar uma função (somente sessão 3270). Aguarde.

X SYSTEM

O host travou o teclado. Aguarde.

X <-o->

ou

X

Você tentou digitar, inserir, apagar ou excluir um caractere quando o cursor estava em uma área protegida. Mova o cursor para uma posição desprotegida e repita a operação (somente sessão 3270).

X -f

Você solicitou uma função que não é suportada na sessão atual.

Linha atual do cursor e número de coluna (Colunas 75-80)

Mensagens de Comunicação (Colunas 19-26)

Essas mensagens são precedidas por um símbolo de raio partido () se a sessão estiver usando a fonte IBM 3270; se não estiver, elas serão precedidas por COMM ou PROG.


8. Glossário

APPLET: programa executado a partir de outro programa e que não pode ser executado diretamente pelo sistema operacional. Exemplo: applets Java embutidas em HTML para execução em páginas web.

CICS: sigla para "Customer Information Control System", programa da IBM que permite que transações em terminais remotos sejam processadas.

EMULAÇÃO: uso de programa que permite que um sistema execute programas escritos para outro sistema

HOST: no SNA é o computador principal ou primário, tipicamente um mainframe.

JAVA: linguagem de programação criada pela SUN Microsystems, inicialmente para pequenos dispositivos, mas que se popularizou no desenvolvimento de applets para web.

LU: no SNA, abreviatura para "logical unit", unidade que permite que usuários se comuniquem entre si e tenham acesso a recursos da rede.

MAINFRAME: computador com alta capacidade de processamento.

NETNAME: nome de um recurso de rede, por exemplo, netname de terminal e netname de impressora.

SNA: sigla para "Systems Network Architecture", estrutura lógica, protocolos e seqüências operacionais para transmitir unidades de informação numa rede.

TELNET: protocolo que provê conexão de terminais remotos

TERMINAL: dispositivo, geralmente equipado com teclado e tela, capaz de enviar e receber informações utilizando uma linha de comunicação.

TERMINAL 3270: terminal capaz de se comunicar com host SNA.

SERVLET: pequeno programa executado num servidor; geralmente é uma applet Java executada num servidor web.

SSL: sigla para "Secure Sockets Layer", protocolo desenvolvido pela Netscape para transmissão de informações privadas na Internet.